top of page
Search
  • mikelbfhil

Baixe Arduino IDE 2.0: o ambiente de desenvolvimento integrado para programar e controlar placas Ard



Arduino IDE Download 2.0: Como instalar e usar o novo editor




O Arduino é uma popular plataforma de código aberto para a criação de projetos eletrônicos, desde simples piscadas de LED até robótica complexa. Os usuários do Arduino podem escrever código e carregá-lo em suas placas usando um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) que fornece uma interface amigável e um rico conjunto de ferramentas.


Neste artigo, mostraremos como baixar, instalar e usar a nova versão do Arduino IDE, chamada Arduino IDE 2.0. Esta é uma grande atualização da versão anterior, Arduino IDE 1.x, e oferece muitas melhorias e recursos que tornam a codificação mais fácil e agradável.




arduino ide download 2.0




O que é Arduino IDE 2.0?




Arduino IDE 2.0 é a versão mais recente do software Arduino que permite escrever código e carregá-lo em sua placa Arduino. Ele é baseado em um editor moderno chamado Theia, que fornece uma interface mais responsiva e intuitiva do que o antigo editor baseado em Java.


Recursos e benefícios do Arduino IDE 2.0




Algumas das principais características e benefícios do Arduino IDE 2.0 são:


  • Preenchimento automático: o editor pode sugerir palavras-chave, variáveis, funções e bibliotecas enquanto você digita, economizando tempo e reduzindo erros.



  • Navegação de código: você pode pular facilmente para a definição ou declaração de um símbolo ou localizar todas as referências ou ocorrências de um símbolo em seu código.



  • Depurador ao vivo: você pode definir pontos de interrupção, inspecionar variáveis, observar expressões e percorrer seu código linha por linha, sem usar ferramentas ou hardware externos.



  • Modo escuro: você pode alternar entre temas claros e escuros para o seu editor, dependendo de sua preferência ou das condições de iluminação.



  • Suporte a várias guias: você pode abrir vários esboços em diferentes guias e alternar entre elas facilmente.



  • Gerenciador de placa e biblioteca aprimorado: você pode pesquisar, instalar, atualizar e remover placas e bibliotecas a partir de uma interface mais amigável.



  • Código aberto: O Arduino IDE 2.0 é de código aberto e seu código-fonte está hospedado no GitHub, onde você pode contribuir ou relatar problemas.



Requisitos e Compatibilidade do Arduino IDE 2.0




O Arduino IDE 2.0 é executado nos seguintes sistemas:


  • Windows: Win 10 (64 bits) ou mais recente



  • macOS: 10.14: "Mojave" ou mais recente, 64 bits



  • Linux: 64 bits



Se estiver usando um Chromebook, você pode usar o Arduino Web Editor no Arduino Cloud.


O Arduino IDE 2.0 suporta todas as placas Arduino compatíveis com a versão anterior do IDE. No entanto, alguns recursos podem não funcionar com algumas placas ou núcleos ainda. Por exemplo, o depurador ao vivo atualmente funciona apenas com placas baseadas em SAMD21 e SAMD51 (como MKR1000 ou Nano 33 IoT).


Como baixar Arduino IDE 2.0




Existem várias maneiras de baixar o Arduino IDE 2.0:


Baixando da página do software Arduino




A maneira mais fácil de baixar o Arduino IDE 2.0 é a partir do . Aqui você também encontrará informações sobre os outros editores disponíveis para uso.


Baixando do GitHub




O código-fonte do Arduino IDE 2.0 está hospedado em , onde você também pode encontrar os últimos lançamentos e pré-lançamentos. Você pode baixar o arquivo zip para o seu sistema e extraí-lo para uma pasta de sua escolha.


Baixando compilações noturnas




Se você quiser experimentar os recursos mais recentes e experimentais do Arduino IDE 2.0, você pode baixar as compilações noturnas do . Eles são atualizados todas as noites com as últimas alterações dos desenvolvedores, mas também podem conter bugs e erros.


Como instalar o Arduino IDE 2.0




Depois de baixar o Arduino IDE 2.0, você precisa instalá-lo em seu sistema. O processo de instalação pode variar dependendo do seu sistema operacional:


Instalando no Windows




Para instalar o Arduino IDE 2.0 no Windows, siga estas etapas:


  • Clique duas vezes no arquivo zip baixado e extraia-o para uma pasta de sua escolha.



  • Abra a pasta extraída e clique duas vezes no arquivo arduino-ide.exe para iniciar o IDE.



  • Você pode ver uma mensagem de aviso do Windows Defender SmartScreen. Clique em Mais informações e em Executar assim mesmo para continuar.



  • Na primeira vez que você executar o IDE, poderá ser solicitado que você permita o acesso por meio do Firewall do Windows. Clique em Permitir acesso para prosseguir.



  • O IDE será aberto e você poderá começar a usá-lo.



Instalando no macOS




Para instalar o Arduino IDE 2.0 no macOS, siga estas etapas:


  • Clique duas vezes no arquivo zip baixado e espere que ele se expanda em uma pasta.



  • Arraste o ícone do aplicativo Arduino IDE para a pasta Aplicativos.



  • Abra a pasta Aplicativos e clique duas vezes no aplicativo Arduino IDE para iniciá-lo.



  • Você pode ver uma mensagem de aviso que diz "Arduino IDE não pode ser aberto porque é de um desenvolvedor não identificado". Clique em OK para fechá-lo.



  • Abra as Preferências do Sistema e vá para Segurança e Privacidade. Clique na guia Geral e, em seguida, clique em Abrir de qualquer maneira ao lado de Arduino IDE.



  • Você pode ver outra mensagem de aviso que diz "Arduino IDE é de um desenvolvedor não identificado. Tem certeza de que deseja abri-lo?". Clique em Abrir para continuar.



  • O IDE será aberto e você poderá começar a usá-lo.



Instalando no Linux




Para instalar o Arduino IDE 2.0 no Linux, siga estes passos:


  • Baixe o arquivo tar.gz para o seu sistema e extraia-o para uma pasta de sua escolha.



  • Abra uma janela de terminal e navegue até a pasta extraída.



  • Digite ./arduino-ide para iniciar o IDE.



  • O IDE será aberto e você poderá começar a usá-lo.



Como usar o Arduino IDE 2.0




Depois de instalar o Arduino IDE 2.0, você pode começar a usá-lo para criar e enviar esboços para sua placa Arduino. Aqui estão alguns passos básicos para você começar:


Criação e edição de esboços


instale, atualize e remova placas e bibliotecas de uma interface mais amigável. Placas e bibliotecas são pacotes de software adicionais que estendem a funcionalidade do Arduino IDE e permitem que você use diferentes tipos de placas e sensores.


Para acessar o gerenciador de quadro e biblioteca, clique no menu Ferramentas e depois em Quadro: ... ou Gerenciador de Biblioteca. Você verá uma janela com abas para Quadros e Bibliotecas.


Na guia Quadros, você pode:


  • Pesquise painéis por nome, categoria ou plataforma.



  • Instale ou atualize as placas clicando no botão Instalar ou Atualizar.



  • Remova as placas clicando no botão Remover.



  • Selecione sua placa na lista de placas instaladas.



Na guia Bibliotecas, você pode:


  • Pesquise bibliotecas por nome, categoria ou autor.



  • Instale ou atualize as bibliotecas clicando no botão Instalar ou Atualizar.



  • Remova as bibliotecas clicando no botão Remover.



  • Visualize informações sobre bibliotecas, como descrição, versão, autor, licença e dependências.



Conclusão




O Arduino IDE 2.0 é uma grande melhoria em relação à versão anterior do software Arduino. Ele fornece um editor moderno e poderoso que torna a codificação mais fácil e agradável. Ele também oferece um depurador ao vivo que permite testar e solucionar problemas de seu código sem usar ferramentas ou hardware externo. Ele também possui um gerenciador de placa e biblioteca aprimorado que permite pesquisar, instalar, atualizar e remover placas e bibliotecas de uma interface mais amigável.


Se você quiser experimentar os novos recursos e benefícios do Arduino IDE 2.0, você pode baixá-lo na página Arduino Software, GitHub ou na página Arduino Nightly Builds. Você também pode instalá-lo em seu sistema seguindo as instruções para seu sistema operacional. Você pode então começar a criar e fazer upload de esboços para sua placa Arduino usando o novo editor.


Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como baixar, instalar e usar o Arduino IDE 2.0. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, informe-nos nos comentários abaixo.


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o Arduino IDE 2.0:


  • O Arduino IDE 2.0 é estável?



O Arduino IDE 2.0 ainda está em fase beta, o que significa que pode ter alguns bugs e erros.No entanto, é estável o suficiente para a maioria dos usuários usá-lo sem grandes problemas. Os desenvolvedores estão trabalhando duro para corrigir quaisquer problemas e melhorar o software.


  • Posso usar o Arduino IDE 2.0 com placas Arduino mais antigas?



Sim, você pode usar o Arduino IDE 2.0 com todas as placas Arduino compatíveis com a versão anterior do IDE. No entanto, alguns recursos podem não funcionar com algumas placas ou núcleos ainda. Por exemplo, o depurador ao vivo atualmente funciona apenas com placas baseadas em SAMD21 e SAMD51 (como MKR1000 ou Nano 33 IoT).


  • Posso usar o Arduino IDE 2.0 com outras plataformas ou linguagens?



Sim, você pode usar o Arduino IDE 2.0 com outras plataformas ou linguagens suportadas pelo Arduino CLI (Command Line Interface). Por exemplo, você pode usá-lo com ESP32, STM32, Python, Rust, etc. Você pode encontrar mais informações sobre como fazer isso em .


  • Posso usar o Arduino IDE 2.0 offline?



Sim, você pode usar o Arduino IDE 2.0 offline depois de baixá-lo e instalá-lo em seu sistema. No entanto, você precisará de uma conexão com a Internet para baixar ou atualizar os quadros e bibliotecas do gerenciador de quadros e bibliotecas.


  • Posso usar o Arduino IDE 2.0 com o Chromebook?



Não, você ainda não pode usar o Arduino IDE 2.0 com o Chromebook. Se estiver usando um Chromebook, você pode usar o Arduino Web Editor no Arduino Cloud. 0517a86e26


4 views0 comments

Recent Posts

See All

Real Chess apk versão antiga

Versão antiga do Real Chess APK: uma revisão Se você está procurando um jogo de xadrez realista e desafiador para o seu dispositivo Android, talvez queira conferir Real Chess APK. Este aplicativo traz

bottom of page